top of page

Oi Paris

O site para brasileiros em Paris

Versailles Chateau
" A Historia começa....

chateau_de_versailles.jpg
chateau-de-versailles-grandes-eaux.jpg

Chateau de Versailles

Não muito longe do Château, Luís XIV deu rédea solta ao seu amor pela arquitetura e pelos jardins, criando uma área reservada para seu uso pessoal. Instalado no local de uma antiga aldeia, o local manteve naturalmente o seu nome: Trianon. Luís XV e depois a rainha Maria Antonieta, por sua vez, caíram no encanto do lugar e contribuíram para o seu desenvolvimento e embelezamento.

Criado por Luís XIV que primeiro construiu, no final do braço norte do Grande Canal, um primeiro pequeno castelo, o Porcelain Trianon, logo substituído pelo Marble Trianon ou Grand Trianon, esta vasta propriedade também guarda a memória da rainha Marie- Antonieta. A esposa de Luís XVI de fato se refugiava regularmente no Petit Trianon construído por Luís XV no final de seu reinado. Ela tinha um jardim disposto no estilo paisagístico da moda, embelezado com fábricas e logo completado com um vilarejo.

Chateau de Versailles  "A Historia" !

75-louisxiii.jpg

Louis XIII

Louis XIII e Origem de Versailles

Para a sua primeira caçada, o jovem Delfim – futuro Luís XIII – foi levado a Versalhes em 24 de agosto de 1607.
Lá descobriu um local cheio de caça onde seu pai Henrique IV gostava de frequentar.

louisxiv.jpg

Louis XIV

O Rei Sol

O futuro de Luis XIV veio pela primeira vez a Versalhes em outubro de 1641, quando seu pai, Luís XIII, o enviou para lá com seu irmão para escapar de uma epidemia de varíola que assolava o castelo de Saint-Germain-en-Laye.

louisxv.jpg

Louis XV

O regime de LouisXV

Com a morte de Luís XIV em setembro de 1715, a corte abandonou Versalhes e foi para Vincennes e rapidamente chegou a Paris em dezembro seguinte.

Le Domaine de Marie Antoinette

legrandtrianon.jpg

LeGrand Tianon

Descubra o Grand Trianon !

O Grand Trianon, um palácio de mármore rosa situado nos jardins de Versalhes, França, é um refúgio de elegância e intimidade em meio à grandiosidade da corte real. Construído por Louis XIV para escapar das formalidades da corte, o Trianon exala um charme discreto, com sua arquitetura clássica, jardins floridos e ambiente tranquilo.

petittrianon.jpg

Petit Trianon

O reduto da Rainha

O Petit Trianon, um elegante palácio de mármore branco situado nos jardins exuberantes de Versalhes, era o refúgio particular da Rainha Maria Antonieta. Encomendado por Louis XV para sua amante Madame de Pompadour, o Trianon foi posteriormente oferecido à rainha como um presente de casamento...

lehameau.jpg

Le Hameau

A aldeia da Rainha

No coração dos Jardins do Trianon, em Versalhes, encontra-se um refúgio idílico: o Le Hameau de la Reine. Encomendado por Maria Antonieta, este conjunto bucólico de casas rústicas e jardins exuberantes oferecia à rainha um escape da pompa e da rigidez da corte.

"Les Bassin" de Versailles

appolon.jpg

Bassin Appollo

Apolo, o emblema do rei

A obra de Tuby, baseada num desenho de Le Brun, é inspirada na lenda de Apolo, deus do Sol e emblema do Rei, e mostra o deus surgindo da onda e se preparando para realizar seu percurso diário acima da terra.

latone.jpg

BassinLatona

lenda da mãe de Apolo

Inspirada nas Metamorfoses de Ovídio, a bacia de Latona ilustra a lenda da mãe de Apolo e Diana protegendo seus filhos contra os insultos dos camponeses da Lícia e pedindo a Júpiter que a vingasse. O que ele fez transformando os Lícios em sapos e lagartos.

netuno.jpg

BassinNetuno

Foi sob a direção de Le Nôtre que foi realizada a bacia de Netuno, entre 1679 e 1682, então chamada de lagoa sob o Dragão, ou sala de Sapins.

bottom of page